gov.br

Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana

Área do conteúdo

Projetos de Extensão do Departamento de Fisioterapia (UFC) oferecem atendimento gratuito para pacientes com pé diabético

Data de publicação: 26 de maio de 2021. Categoria: Sem categoria

Uma parceria entre o Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Reabilitação Humana (INOVAFISIO) e a Liga Cardiovascular da Fisioterapia ‒ ambos vinculados ao Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) ‒ está oferecendo atendimento a pessoas com diabetes que tenham feridas nos pés ou dormência nos pés e pernas.

O objetivo da iniciativa é desenvolver novas tecnologias e metodologias no tratamento e prevenção de uma das complicações mais graves da diabetes, que é o chamado pé diabético, condição que pode levar o paciente à morte ou causar amputações de membros inferiores.

Segundo o Prof. Carlos Tatmatsu, um dos coordenadores do INOVAFISIO, a ideia surgiu da preocupação em incluir a ênfase em diabetes na residência multiprofissional, da qual ele e a Profª Daniela Gardano são preceptores. Ambos são docentes do Departamento de Fisioterapia. A equipe do projeto é formada por professores, fisioterapeutas, residentes e estudantes de graduação.

ATENDIMENTO ‒ Os interessados devem primeiramente entrar em contato com o INOVAFISIO para agendar a avaliação inicial através do WhatApp (85) 99755 8293 ou por mensagem direta no perfil do projeto no Instagram (@inovafisio.ufc). As sessões de tratamento ocorrem na sala 8 da Unidade Básica de Saúde (UBS) Anastácio Magalhães (Rua Delmiro de Farias, 1679, Rodolfo Teófilo, Fortaleza), às quartas e quintas-feiras (das 8h30min às 11h30min). É importante que os pacientes interessados (que podem residir em qualquer área da cidade ou do Estado) já sejam acompanhados por um clínico geral ou endocrinologista.

TRATAMENTO ‒ Após a avaliação e o diagnóstico, são realizados testes para verificar se o paciente pode ter uma doença neurológica periférica ou doença vascular periférica, ambas comorbidades comuns em pessoas com diabetes. A proposta terapêutica envolve a fotobiomodulação com lasers e LEDs, bem como a terapia por ultrassom em portadores de feridas do tipo pé diabético. Os pacientes têm atendimento duas vezes por semana, em um protocolo de 10 atendimentos. Além disso, é realizado um trabalho de educação continuada acerca dos cuidados preventivos para o pé diabético.

Fonte: Prof. Carlos Tatmatsu, coordenador do INOVAFISIO e docente do Departamento de Fisioterapia.