Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana

Área do conteúdo

Inovafisio publica o primeiro guideline para Fisioterapia em pacientes queimados

Data da publicação: 31 de maio de 2022 Categoria: Sem categoria

Foi publicado o primeiro guideline brasileiro para condutas fisioterapêuticas e tomada de decisões clínicas no tratamento do paciente grande queimado em quadro agudo e crônico.

O estudo foi fruto do financiamento do Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará em 2021.

Produzido por pesquisadores docentes e discentes do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC, o artigo publicado pela Revista Fisioterapia & Saúde Funcional, apresenta métodos e técnicas de avaliação fisioterapêutica para compreender e traçar o tratamento mais adequado ao paciente sobreviventes de grandes queimaduras. O Estudo trouxe uma abordagem totalmente baseada em evidências com alto rigor de análise metodológica por meio do índice Jadad.

O Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (Inovafisio-UFC) vem cada vez mais se especializando em pesquisas sobre o tema, por meio de parcerias com instituições que são referências nesse público, como o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, um ensaio clínico e a validação de escalas de avaliação da qualidade de vida e funcionalidade elaboradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estão em ritmo acelerado e prometem novas publicações internacionais e um grande benefício para saúde pública.

O Estudo:

Grandes superfícies corporais com queimaduras podem levar a incapacidades substanciais, elevando custos em saúde e gerando repercussões no estado emocional e qualidade de vida das vítimas. A Fisioterapia atua desde as primeiras horas após a lesão até a reabilitação de problemas crônicos associados. O atendimento pode ser iniciado ainda na Unidade de Terapia Intensiva, em ambulatórios hospitalares ou clínicas. Uma conduta fisioterapêutica eficiente baseia-se na avaliação cinesiológica funcional. A reabilitação inclui desde gerenciamento dos parâmetros da ventilação mecânica, exercícios respiratórios, exercícios globais e educação em saúde. Os exercícios terapêuticos são eficazes para ganho de força e função e podem ser prescritos desde as fases mais agudas das queimaduras. As recomendações propostas neste texto têm o objetivo de orientar fisioterapeutas nas intervenções relacionadas à prevenção e ao tratamento, visando a reabilitação funcional de pacientes vítimas de grandes queimaduras à luz das evidências científicas referentes à utilização de exercícios para pacientes queimados.

Foram realizadas buscas de acordo com as diretrizes do PRISMA guidelines para revisões sistemáticas nas bases de dados PUBMED e WEB OF SCIENCE. Os critérios de elegibilidade incluíram ensaios clínicos que se baseavam em condutas de exercícios fisioterapêuticos destinados à reabilitação/tratamento de pacientes queimados. Ademais, a qualidade metodológica dos estudos incluídos foi analisada pelos critérios da escala JADAD.

Para compor o protocolo, foram selecionados 12 artigos após critérios estabelecidos pelos autores na metodologia do estudo. Cada um desses estudos trouxe informações pertinentes quanto à associação de tratamento de queimados e exercícios físicos em diferentes modalidades, como treino resistido, aeróbico e respiratório.

 

Download do estudo em http://periodicos.ufc.br/fisioterapiaesaudefuncional/issue/view/1175

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo