INOVAFISIO é contemplado com recursos para desenvolvimento de pesquisas e ações mediante chamada interna da FAMED/UFC para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Data de publicação: 19 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria

O Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana (INOVAFISIO) foi contemplado por intermédio do coordenador do projeto e docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Carlos Tatmatsu Rocha, com o “Projeto de Aprimoramento de Aplicativo com Inteligência Artificial para Telegerenciamento e Telemonitoramento de Atividades Físicas para Idosos em Situação de Isolamento Social”. O recebimento de recursos financeiros e materiais, como computadores, foi possível devido à seleção do Edital de Ações Emergenciais no combate ao COVID-19.

A aquisição dos recursos torna as ações que serão desenvolvidas com o público da terceira idade imprescindíveis, uma vez que esses indivíduos fazem parte da população de risco e estão mais vulneráveis às complicações desenvolvidas pela infecção viral por COVID-19. O projeto visa desenvolver intervenções que possam minimizar o espectro do atual panorama social ao qual estamos submetidos. Além disso, com os materiais fornecidos, a integração da equipe na efetividade das práticas com o público estabelecerá uma melhor dinamização e eficácia no atendimento.

*Observação: Um segundo projeto do Departamento de Fisioterapia também foi selecionado mediante edital: GT Saúde e Populações Vulneráveis, do Comitê de Enfrentamento da COVID-19 da Faculdade de Medicina(FAMED)/UFC, coordenado pela docente Vilena Barros de Figueiredo.

Fonte: Equipe de Comunicação e Marketing do Núcleo de Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Reabilitação Humana – inovafisio@ufc.br